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EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

No contexto das investigações tecidas no Projeto de Pesquisa Currículo na Educação Infantil: entre propostas e práticas pedagógicas, iniciamos uma pesquisa acerca dos sentidos e práticas de professores sobre as experiências com a linguagem escrita na Educação Infantil, visto que fomos identificando diferentes experiências educativas com essa linguagem e muitas dúvidas sobre as especificidades desse trabalho com crianças pequenas. 

É possível falar em alfabetização na Educação Infantil? O que dizem as teorizações, políticas, programas e práticas de professores? Quais experiências podem ser garantidas às crianças no âmbito da linguagem escrita?

Constatamos, pois, que as experiências com a linguagem escrita têm lugar de importância na Educação Infantil, compreendendo sua aprendizagem como processual e contextualizada às práticas socioculturais das crianças. As crianças vão apropriando-se da linguagem escrita por meio do uso social dos textos em situações específicas e com finalidades diversas, nesse processo construindo sentidos e significados.

Nesse contexto, definimos:

Objetivo Geral

  • Investigar sentidos e práticas relativos aos processos de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita em instituições públicas de Educação infantil.

Objetivos Específicos

  • Analisar sentidos de professores sobre práticas de leitura e escrita com crianças da Educação Infantil.

  • Interpretar sentidos das crianças sobre suas experiências com a linguagem escrita nas práticas cotidianas da Educação Infantil.

  • Identificar as experiências das crianças e seus registros cotidianos no contexto das práticas de leitura e escrita na Educação Infantil.

  • Analisar as experiências literárias que são oportunizadas às crianças nas instituições de Educação Infantil

A pesquisa assume princípios da abordagem Histórico-cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2007; 2009) e proposições do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Está sendo realizada com procedimentos que incluem entrevistas com professoras e crianças, análise de documentos e sessões de observação do cotidiano das turmas de educação infantil em instituições educativas. 

 

O projeto é constituído por 5 planos de trabalho (Iniciação Científica), três concluídos e dois em desenvolvimento.

Coordenação

Elaine Luciana Sobral Dantas
Milena Paula Cabral De Oliveira

Membros

Aline da Costa Dantas

Ana Clarissa Gomes de França

Denise Maria de Carvalho Lopes

Emanuelly dos Santos Lopes

Louriete Ribeiro de Araujo

Maria Juliane Almeida Gomes

Maria Ritta de Melo Costa

Paulo Victor da Silva Almeida

Railson Thiago de Carvalho Silva

Valeska Elayne Silva de Oliveira

26 de julho de 2021. Visualizações: 590. Última modificação: 27/03/2023 22:49:05
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