Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

No dia 23 de novembro o Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (EDUCLIN) teve o privilégio em realizar sob orientação da Professora Dra. Ana Maria Pereira Aires da UFERSA, juntamente com o Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN), o I Encontro Potiguar de Estudantes em Educação das Relações Étnico-Raciais: a Consciência Negra em pauta (I EPER).  Um evento formativo e cultural pensado e executado por estudantes e docentes de ambas universidades 

A intenção do evento visou o protagonismo dos estudantes em compor as mesas de discussão e as oficinas, através de contribuições que tenham em vista a ampliação do arcabouço teórico-prático sobre questões relacionadas ao dia/semana da Consciência Negra em interface com a educação.

O evento aconteceu em formato remoto pela plataforma Youtube, através de mesas-redondas e oficinas, que abordaram temáticas de forma a estimular o debate criativo em favor da construção de novas tensões epistemológicas e atividades práticas, contribuindo no sentido da percepção histórica sobre a construção do dia da consciência Negra como símbolo de luta e resistência e como homenagem aos povos ancestrais de origem africana e afro-brasileiros, escravizados durante séculos em território brasileiro. 

A programação do evento, posto anteriormente, abordou as seguintes pautas:

• Mesa-redonda – das 8h às 9:30h, via Youtube – O dia da consciência negra e a educação. Proferida pelas estudantes Ana Clara de Medeiros Dantas (UFRN) e Patrícia Ilana da Silva Dantas (UFRN)

• Oficina – das 9:35 às 11:30h, via Google Meet. O trabalho com sequências didáticas de temáticas negra. Ministradoras: Ana Carla Mateus do Nascimento; Valeska Elayne Silva de Oliveira e Wiliane Rouse da Silva 

• Mesa redonda: 14h às 15h, via Youtube – Os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros: contribuição da arte de produção de Mamulengos afros para a educação étnico-racial. Proferida pelas estudantes Zeneide Emanuelly S. Soares (UFERSA), Maria Claudia Bezerra Trindade (UFERSA) e pelo estudante Igor Gomes da Silva (UFERSA)

• Oficina: das 15:15h às 17:30h, via Google Meet – O Mamulengo como ferramenta pedagógica no âmbito dos Valores Civilizatórios AfroBrasileiros. Ministradores: Proferida pelas estudantes Zeneide Emanuelly S. Soares (UFERSA) e Maria Claudia Bezerra Trindade (UFERSA) e pelo estudante Igor Gomes da Silva (UFRN)

Confira toda a programação no Canal do YouTube do EDUCLIN.

O EDUCLIN parabeniza a todos (as) envolvidos (as) pelo engajamento de nossos membros em temas grandiosos e primordiais para as relações étnicas na sociedade.

14 de dezembro de 2021. Visualizações: 268. Última modificação: 14/12/2021 09:35:25
Skip to content