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EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

   

O projeto de pesquisa tem o propósito de provocar novas reflexões no campo das questões educacionais e raciais. De forma específica, a intenção é conhecer a realidade das bibliotecas de escolas públicas de Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental do RN, região central, no que se refere aos espaços físicos, sua organização, acervos, atividades desenvolvidas através da biblioteca/bibliotecária, além do movimento de empréstimo dos livros de literatura infanto-juvenil negra, pelas crianças. 

Esta pesquisa teve origem nas reflexões provenientes de uma pesquisa desenvolvida a partir de 2019, realizada na cidade de Angicos-RN. 

Os dados desse recorte mostraram que das cinco escolas pesquisadas, três não contavam com um espaço adequado para a guarda do material. Identificamos que nem todas as escolas pesquisadas tinham pessoas responsáveis pelo acervo e pelas atividades da biblioteca. Pretendemos, com esse novo projeto, nos dedicar a essa manifesta realidade e interpretá-la com mais amplitude.

Com base nas premissas dos estudos decoloniais e interculturais (FANON, 2008; LINO, 2006; MIGNOLO, 2007; QUIJANO, 2005; WALSH, 2009) e dos estudos críticos emancipatórios (FREIRE, 2004, 2000; SANTOS, 2007, 2005), argumentamos em favor da ruptura com a herança filosófico/científica/ epistemológica da modernidade e caminhar considerando os emergentes do pensamento latino-americano, africano e afro diaspórico, radicalmente comprometidos com uma ciência estruturada, a partir de um projeto epistemológico, ético, político e social construído a partir de uma historicidade raiz.

A metodologia é de abordagem qualitativa, acreditando ser ela a mais adequada na apreensão, interpretação e compreensão da realidade problematizada.

Espera-se como resultados, que possamos produzir conhecimento sobre as bibliotecas existentes nas escolas públicas da região central do RN; identificar as obras mais solicitadas nos livros de registros e confrontá-las à luz da ciência; construir novas posturas pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, frente ao tema da educação étnico-racial; promover, após os resultados, formação extensionista para os profissionais da rede pública.

 

Coordenação

Ana Maria Pereira Aires
Franselma Fernandes de Figueiredo

 

Membros Pesquisadores e Colaboradores

Adriene de Souza Araujo
Elaine Luciana Sobral Dantas
Jaine Maiara Oliveira Ferreira
Juliana da Rocha e Silva
Karla Cristina Albuquerque Gomes
Lucielle Eline da Silva Nicácio
Luis Carlos Souza do Nascimento
Maria Claudia Bezerra Trindade
Maria Larissa Rodrigues da Silva
Melryni Cruz Dantas
Robson Raimundo da Silva Brito
Twany Soares do Nascimento

11 de outubro de 2022. Visualizações: 210. Última modificação: 30/08/2023 16:37:39
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