Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

Rodas de Diálogo sobre Crianças, Educação e Inclusão

Estudante, Eventos, Extensão, Pesquisa 31 de agosto de 2020. Visualizações: 447. Última modificação: 25/02/2021 16:22:26

O EDUCLIN em parceria com o CRIANCE, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolveu um evento com abertura no dia 05 de agosto com o tema Diálogos sobre Crianças, Educação e Inclusão. O evento envolveu uma sequência de diálogos entre professoras do ensino superior de três universidades (UFRN, UFERSA e UNIFESP) e professores que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A ação teve como objetivo oportunizar reflexões sobre saberes e possibilidades de práticas pedagógicas no atual contexto de pandemia envolvendo a educação infantil e o processo de alfabetização, bem como, sobre as crianças, seus direitos de aprendizagem e possibilidades de práticas pedagógicas não presenciais e presenciais visando a promoção de vínculos e vivências entre crianças, famílias e professores, numa perspectiva da educação inclusiva.

Nesse sentido, recebeu 560 inscrições de professores da Educação Infantil, coordenadores pedagógicos, gestores, professores da sala de recursos multifuncionais e estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia e 540 de Ensino Fundamental.

As Rodas de Educação Infantil foram cadastradas no SIGAA da UFERSA e do Ensino Fundamental (Alfabetização) no SIGAA da UFRN.

Além da Roda de Abertura que envolveu o público dos dois eventos, a programação incluiu mais duas rodas para cada etapa:

1. Criança, Educação e Inclusão: compartilhando saberes e experiências de educação infantil, que tem como objetivo oportunizar reflexões sobre crianças, educação e inclusão nesse contexto de pandemia, envolvendo dificuldades e possibilidades pedagógicas; e propiciar diálogos sobre direitos das crianças e possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil em situações não presenciais e presenciais em uma perspectiva inclusiva.

CRONOGRAMA

13/08 – Diálogo sobre direitos de aprendizagem e práticas cotidianas inclusivas com crianças de 0 a 3 anos

Mediadoras: Professora Naire Jane Capistrano (NEI- CAp – UFRN) e Professora Fátima Carvalho (UNIFESP).
Relatos de Prática: Professora Sara Pinheiro (NEI-CAp-UFRN) e Professora Adele Ubarana (NEI- CAp – UFRN)

27/08 – Diálogo sobre direitos de aprendizagem e práticas cotidianas inclusivas com crianças de 4 e 5 anos.

Mediadoras: Professora Marianne Moura Rezende (NEI- CAp – UFRN) e Professora Fátima Carvalho (UNIFESP).
Relatos de Prática: Professora Bianca Teixeira (Rede Municipal de São Caetano do Sul, SP) e Professora Kallynny Varela (Rede Municipal de Ceará-Mirim, RN).

2. Criança, Educação e Inclusão: compartilhando saberes e experiências de alfabetização, tem como objetivo oportunizar reflexões sobre crianças, educação e inclusão nesse contexto de pandemia, envolvendo dificuldades e possibilidades pedagógicas; e propiciar diálogos sobre direitos das crianças e possibilidades de aprendizagem na alfabetização em situações não presenciais e presenciais em uma perspectiva inclusiva.

CRONOGRAMA

20/08 Alfabetização de crianças – Aprendizagens necessárias e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas. Conhecimento e valorização da cultura escrita e Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética.

Mediadoras: Professora Denise Carvalho (UFRN) e Professora Fátima Carvalho (UNIFESP).
Relatos de práticas: Professora Ana Clarissa França (Rede Municipal de Natal) e Professora Mirucha Lima (Rede Municipal de Nísia Floresta).

03/09 – Alfabetização de crianças – Aprendizagens necessárias e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas. Leitura e Produção de Textos escritos.

Mediadoras: Professora Denise Carvalho (UFRN) e Professora Dra Fátima Carvalho (UNIFESP)
Relatos de Práticas: Professora Bárbara Coutinho (NEI- CAp – UFRN) e   Professora Suzana Medeiros (NEI- CAp – UFRN).

Cerca de 600 professores participaram efetivamente dos dois eventos. Avaliamos que foi possível contribuir para a atualização e ampliação das perspectivas docentes e discentes sobre as crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, suas especificidades e direitos a uma educação inclusiva, através do compartilhamento e discussão de práticas pedagógicas pertinentes à Educação Infantil e a alfabetização que sejam acessíveis-possíveis às crianças, suas famílias e suas realidades. Desse modo, contribuir para a formação inicial e continuada de professores, estudantes da graduação de pedagogia e profissionais da educação básica da rede pública e privada de ensino.