Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

   Este projeto de pesquisa tem o intuito de analisar a história do Curso Normal Regional de Angicos – Rio Grande do Norte, no período compreendido entre 1951 e 1971. Este Curso, juntamente com vários outros que foram inaugurados no ano de 1951, em diferentes municípios do estado, foi criado na intenção de ampliar a oferta de cursos formadores de professores de ensino primário, diminuindo assim a quantidade de mestres leigos, atuando nas salas de aula do Estado. Assim sendo, o objetivo da nossa pesquisa é analisar e compreender os aspectos e significados da história do Curso Normal Regional de Angicos no período compreendido entre os anos de 1951 e 1971, anos de sua fundação e extinção, respectivamente, buscando relações e interpretações com o contexto histórico, social, político, pedagógico e cultural da época.

   Na medida em que analisarmos a história da instituição, compreendendo os aspectos do seu funcionamento e as práticas didático-pedagógicas presentes no curso de formação de professores, poderemos compreender o que o curso representou para a região, historiando uma instituição que se dedicou à formação de professores num período que incluiu a expansão e extinção do Ensino Normal no estado.

   Assim sendo, ao investigar enveredaremos por uma construção da história da educação brasileira e local, que toma como referência as memórias, o arquivo e a historiografia (MAGALHÃES, 2004). 

   A pesquisa, catalogação e análise das fontes documentais referentes esse Curso Normal, darão visibilidade à história de formação docente de Angicos, enfatizando a importância da análise das instituições escolares para produção do conhecimento no campo da História da Educação Brasileira.

Coordenação

Franselma Fernandes de Figueirêdo

Juliana da Rocha e Silva

Membros Pesquisadores e Colaboradores

Alderir Anselmo da Silva

Ana Maria Pereira Aires

Elaine Luciana Sobral Dantas

João Victor da Silva Souza

Talita Daiane da Silva Lima

11 de outubro de 2022. Visualizações: 194. Última modificação: 29/03/2023 18:54:24
Skip to content