Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

A pesquisa investiga relações entre propostas pedagógicas – curriculares oficiais (nacionais e locais) e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições educativas – o currículo em ação – que se materializa nas experiências educativas cotidianas e nos processos de aprendizagem das crianças na Educação Infantil.

Os planos de iniciação científica vinculados ao projeto tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre sentidos de professores e de crianças acerca de currículo, direitos de aprendizagem e desenvolvimento, experiências educativas, linguagem escrita, literatura infantil e brincadeira; e os modos como os currículos se materializam nas práticas cotidianas. 

A pesquisa se ancora nos princípios da abordagem sócio-histórica (VIGOTSKI, 2005; 2007; BAKHTIN, 1995; 2005), constitui-se como uma investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e desenvolve estudos bibliográficos, análise de documentos, pesquisas de campo utilizando entrevistas com professores e crianças, observações e registros escritos e imagéticos em diário de campo.

Alguns resultados do projeto de pesquisa já foram apresentados e publicados em eventos importantes da área.

Coordenação

Elaine Luciana Sobral Dantas
Milena Paula Cabral de Oliveira

Membros

Docentes

  • Ana Maria Pereira Aires
  • Denise Maria de Carvalho Lopes
  • Divoene Pereira Cruz
  • Fádyla Késsia Rocha de Araujo Alves
  • Francisco Souto De Sousa Junior
  • Kize Arachelli de Lira Silva

Discentes

  • Aline da Costa Dantas  
  • Daniela Cristina Nunes Mendes
  • Emanuelly dos Santos Lopes
  • Maria Juliane Almeida Gomes              
  • Paulo Victor da Silva Almeida 
  • Yasmim Macedo Lopes  
31 de agosto de 2020. Visualizações: 665. Última modificação: 26/07/2021 10:29:31
Skip to content