É com imensa alegria que concluímos o Ciclo de Estudos sobre Abordagens Curriculares Participativas na Educação Infantil realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem – EDUCLIN da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, campus de Angicos, RN.
O evento teve como objetivo ampliar nossos conhecimentos acerca de currículo e educação infantil, tendo como foco o diálogo entre as políticas curriculares nacionais e as principais abordagens curriculares participativas que são referências na área.
Os encontros aconteceram sempre às quintas-feiras, com duas horas de duração, na plataforma Google Meet.
O ciclo de estudos está cadastrado no SIGAA UFERSA como Evento de Extensão e teve a participação efetiva de 53 professores de educação infantil e estudantes de pedagogia. Os certificados estão disponíveis no SIGAA para aqueles que obtiveram mais de 75% de frequência.
Foi desenvolvido com a dinâmica de estudo em grupo, que prevê leitura e discussão de textos, vídeos e imagens. Os textos indicados foram disponibilizados em uma pasta compartilhada no Google Drive.
Em cada encontro havia uma professora responsável pela mediação. No entanto, considerando o formato de grupo de estudo, foi importante a participação de todos e todas com questionamentos, comentários, reflexões e conexões com suas práticas e estudos na área. O formato dos encontros se deu com uma breve exposição da mediadora (cerca de 30 a 40 minutos) e logo após a discussão em grupo.