A Educação Infantil tem se constituído como a primeira etapa da Educação Básica – com função sociopolítica e pedagógica, na perspectiva de garantir o acesso aos bens culturais e de propiciar o desenvolvimento de modo integral às crianças de zero a cinco anos –, considerando a diversidade socioeconômica e cultural em nosso país.
Os currículos nesta etapa não se organizam mediante materiais didáticos previamente elaborados, mas se constroem nas experiências de aprendizagem das crianças. Envolve, portanto, um processo permanente de formação em contexto e reflexão sobre a prática pedagógica para atualização de um projeto político e pedagógico que considere as experiências emancipatórias das crianças.
Este projeto tem como objetivo geral assessorar a construção de currículos desenvolvidos no cotidiano das instituições de Educação Infantil na perspectiva de consolidar uma proposta de referência em relação ao atendimento às especificidades da criança e de seus processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Principais atividades:
- Encontros Reflexivos e Formativos com o foco no planejamento e construção de currículos, propostas e práticas cotidianas;
- Sessões de Observação Participante de Ações Pedagógicas com as crianças e com as professoras;
- Encontros de Tematização da Prática;
- Oficinas Pedagógicas para intercâmbio de práticas;
- Encontros formativos sobre documentação e registro reflexivo;
- Criação de blog ou página virtual para arquivo digital e mostra física de documentação pedagógica;
- Publicação e Apresentação de Relatos de Práticas em Periódicos, Eventos e E-book. Nesse contexto, estudantes de licenciatura podem contribuir nesse processo e ampliar sua formação inicial.
Coordenação:
Elaine Luciana Sobral Dantas
Milena Paula Cabral de Oliveira
Membros:
Aline da Costa Dantas
Ana Clarissa Gomes de França
Denise Maria de Carvalho Lopes
Jucilene Monteiro da Silva
Letícia Oliveira da Silva
Lívia Hadija Cruz e Silva
Thais Lopes de Araújo