Os currículos para a primeira infância requerem, (re)construção permanente das práticas mediante um exercício crítico profissional que supere visões reducionistas das crianças como incapazes e dependentes, ou como onipotentes – que prescindem de mediações – ou, ainda, que ignorem as crianças como sujeitos e miram em finalidades “escolares” definidas a partir de uma visão de educação de crianças literalmente como uma “pré-escola”.
Tendo como ponto de partida as crianças como sujeitos concretos e integrais com especificidades – necessidades e capacidades – e com histórias de vida que são o ponto de partida de significação de suas experiências, as práticas educativas institucionais se transformam em curriculares na medida em que se convertem em vivências cotidianas que propiciam apropriações/significações – aprendizagens e desenvolvimento integral.
Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar os currículos construídos no cotidiano de instituições de educação infantil em relação às especificidades, linguagens e experiências emancipatórias das crianças.
A pesquisa assume princípios da abordagem Histórico-cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2007; 2009) e proposições do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Está sendo desenvolvida inicialmente no município de Angicos com a perspectiva de expansão para os demais municípios da região intermediária de Mossoró que abrange os 04 campi (Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros).
A imersão de estudantes de graduação, em especial, de licenciatura nos cotidianos educativos, favorece o aprofundamento das relações teórico-práticas que devem ser construídas no curso, assim como, contribui para a constituição de conhecimentos científicos no âmbito da educação. Forma, portanto, estudantes pesquisadores e possibilita a elaboração de conteúdos para sua formação.
O projeto é constituído por quatro planos de trabalho (Iniciação Científica):
1 – Planejamento, Avaliação e Documentação Pedagógica na Educação Infantil: uma análise de experiências emancipatórias dos currículos construídos no cotidiano;
2 – Especificidades de Currículos na Educação Infantil: fundamentos e artefatos pedagógicos;
3 – A construção de currículos, cotidianos e ambientes de aprendizagem na Educação Infantil: uma análise de experiências emancipatórias das crianças;
4 – Currículos, linguagens e experiências emancipatórias na Educação Infantil
Coordenação
Elaine Luciana Sobral Dantas
Milena Paula Cabral de Oliveira
Membros Pesquisadores e Colaboradores
Ana Maria Pereira Aires
Denise Maria de Carvalho Lopes
Divoene Pereira Cruz
Francisco Souto de Sousa Junior
Jucilene Monteiro da Silva
Leticia Oliveira da Silva
Livia Hadija Cruz e Silva
Thabatta Louise Zilio
Thais Lopes De Araújo