No contexto das investigações tecidas no Projeto de Pesquisa Currículo na Educação Infantil: entre propostas e práticas pedagógicas, iniciamos uma pesquisa acerca dos sentidos e práticas de professores sobre as experiências com a linguagem escrita na Educação Infantil, visto que fomos identificando diferentes experiências educativas com essa linguagem e muitas dúvidas sobre as especificidades desse trabalho com crianças pequenas.
É possível falar em alfabetização na Educação Infantil? O que dizem as teorizações, políticas, programas e práticas de professores? Quais experiências podem ser garantidas às crianças no âmbito da linguagem escrita?
Constatamos, pois, que as experiências com a linguagem escrita têm lugar de importância na Educação Infantil, compreendendo sua aprendizagem como processual e contextualizada às práticas socioculturais das crianças. As crianças vão apropriando-se da linguagem escrita por meio do uso social dos textos em situações específicas e com finalidades diversas, nesse processo construindo sentidos e significados.
Nesse contexto, definimos:
Objetivo Geral
Investigar sentidos e práticas relativos aos processos de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita em instituições públicas de Educação infantil.
Objetivos Específicos
Analisar sentidos de professores sobre práticas de leitura e escrita com crianças da Educação Infantil.
Interpretar sentidos das crianças sobre suas experiências com a linguagem escrita nas práticas cotidianas da Educação Infantil.
Identificar as experiências das crianças e seus registros cotidianos no contexto das práticas de leitura e escrita na Educação Infantil.
Analisar as experiências literárias que são oportunizadas às crianças nas instituições de Educação Infantil
A pesquisa assume princípios da abordagem Histórico-cultural de Lev S. Vigotski (2005; 2007; 2009) e proposições do dialogismo de Mikhail Bakhtin (1995; 2003). Está sendo realizada com procedimentos que incluem entrevistas com professoras e crianças, análise de documentos e sessões de observação do cotidiano das turmas de educação infantil em instituições educativas.
O projeto é constituído por 5 planos de trabalho (Iniciação Científica), três concluídos e dois em desenvolvimento.
Coordenação
Elaine Luciana Sobral Dantas
Milena Paula Cabral De Oliveira