No dia 14 de maio será promovido o I Seminário de Estudos Étnico-Raciais – I SER, o evento abordará a temática “o 13 de maio em questão”, e ocorrerá de modo on-line. A ação é coordenada pelas Professoras Doutoras Ana Aires e Franselma Figueiredo e envolve várias discentes do curso de Pedagogia, que também atuam nos estudos e investigações desenvolvidas pela linha de pesquisa “História, Currículo e Diversidade na Infância”, que compõe o grande Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem – EDUCLIN.
O “Seminário de estudos étnico-raciais: o 13 de maio em questão” assume como objetivo reunir leitoras(es), escritoras(es), pesquisadoras(es), professoras(es) e estudantes, na perspectiva dialógica, com vistas a ampliação da reflexão sobre as questões étnico-raciais e, de modo particular, sobre o 13 de maio e as implicações para os movimentos de resistência e luta das populações negras e para a literatura infanto-juvenil que ressalta a identidade e as marcas da história negra brasileira.
Esta primeira edição materializa uma das ações do projeto de pesquisa “saberes e práticas dos povos negros e quilombolas nos materiais literários existentes nas escolas de Ensino Fundamental de Angicos-RN” que vem sendo desenvolvido no contexto do semiárido potiguar. As inscrições serão realizadas por meio do SIGAA da UFERSA e a transmissão do evento no nosso Canal no Youtube.
Espera-se que o tema possibilite conhecimentos e reflexões que possam promover a desconstrução de preconceitos e contribuir para fortalecer a luta antirracista, a Educação Étnico-Racial e a literatura que exalta temas e experiências particulares das populações negras e suas ancestralidades.
Confira abaixo o cronograma do evento e já marque na agenda.
CRONOGRAMA:
14 de maio
Manhã
– Abertura: 8:30 às 9:10;
– Primeira mesa: 9:15 às 11:15h
Tema: “O 13 de maio: liberdade afinal?”
Palestrantes: Professora Maria de Fátima Garcia (UFRN) e o professor João Vilhete Viegas d’Abreu (UNICAMP).
Mediador: Professor Carmelindo R. da Silva
Tarde
– Segunda mesa: 14:30 às 16:30h
“A desconstrução do racismo na literatura negra infanto-juvenil”
Palestrante: Professora Emanuela Carla Medeiros de Queiros (UERN).
Mediadora: Professora Fádyla Késsia R. de A. Alves
EQUIPE
Ana Maria Pereira Aires – Coordenadora
Franselma Figueiredo – Vice coordenadora
Discentes Envolvidos
Adriene de Souza Araújo
Angélica da Silva Rodrigues Vieira
Jaine Maiara Oliveira Ferreira
Karen Dulcia Fonseca Ribeiro
Maria Larissa Rodrigues da Silva
Lívia Maria da Silva Rodrigues
Maria Claudia Bezerra Trindade
Twany Soares do Nascimento
Zeneide Emanuelly S. Soares