A inserção das tecnologias na escola como objeto de estudo e ferramenta didática é uma discussão crescente durante as últimas décadas. Na Educação Infantil, a problemática é ainda maior considerando as especificidades etárias e culturais das crianças pequenas.
Objetivos
Objetivo Geral
- Investigar interações de crianças e professores com recursos tecnológicos e linguagens midiáticas em seus cotidianos e na educação da infância de forma presencial e remota.
Objetivos Específicos:
- Identificar modos como as tecnologias e linguagens midiáticas se presentificam nos documentos das políticas curriculares nacionais e locais;
- Identificar sentidos e práticas de letramento digital dos(as) professores(as) da Educação Infantil;
- Analisar sentidos de crianças sobre a utilização de recursos tecnológicos e linguagens midiáticas em seu cotidiano;
- Analisar interações mediadas pelas tecnologias entre professoras e crianças nesse contexto de atividades não presenciais na Educação Infantil;
- Analisar experiências de crianças com recursos tecnológicos e linguagens midiáticas que podem ser oportunizadas nos currículos da educação infantil, considerando os processos de produção cultural pelas crianças.
Coordenação
Elaine Luciana Sobral Dantas
Naligia Maria Bezerra Lopes – UERN
Discentes Pesquisadores
- Jefferson Rodrigues do Nascimento
- Jailson Salviano de Oliveira
- Juliana Emanuele Dantas de Carvalho
- Byanca Moura Bezerra