Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

A inserção das tecnologias na escola como objeto de estudo e ferramenta didática é uma discussão crescente durante as últimas décadas. Na Educação Infantil, a problemática é ainda maior considerando as especificidades etárias e culturais das crianças pequenas.

 

Objetivos
Objetivo Geral

  • Investigar interações de crianças e professores com recursos tecnológicos e linguagens midiáticas em seus cotidianos e na educação da infância de forma presencial e remota.

Objetivos Específicos:

  • Identificar modos como as tecnologias e linguagens midiáticas se presentificam nos documentos das políticas curriculares nacionais e locais;
  • Identificar sentidos e práticas de letramento digital dos(as) professores(as) da Educação Infantil;
  • Analisar sentidos de crianças sobre a utilização de recursos tecnológicos e linguagens midiáticas em seu cotidiano;
  • Analisar interações mediadas pelas tecnologias entre professoras e crianças nesse contexto de atividades não presenciais na Educação Infantil;
  • Analisar experiências de crianças com recursos tecnológicos e linguagens midiáticas que podem ser oportunizadas nos currículos da educação infantil, considerando os processos de produção cultural pelas crianças.

Coordenação

Elaine Luciana Sobral Dantas
Naligia Maria Bezerra Lopes – UERN

Discentes Pesquisadores

  • Jefferson Rodrigues do Nascimento
  • Jailson Salviano de Oliveira
  • Juliana Emanuele Dantas de Carvalho
  • Byanca Moura Bezerra
27 de setembro de 2020. Visualizações: 497. Última modificação: 29/03/2023 19:28:23
Skip to content