Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

Pesquisadores do Educlin encerram ano com participação em eventos científicos da UFERSA

Pesquisa 14 de dezembro de 2021. Visualizações: 294. Última modificação: 14/12/2021 10:29:28

As últimas semanas do período letivo do ano de 2021, foram marcadas pelas apresentações de trabalhos de nossas pesquisas realizadas em dois eventos na UFERSA. O  XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFERSA, no qual foram apresentados 10 trabalhos nos dias 24 e 25 de novembro. Estudantes e orientadores do grupo receberão três premiações honrosas, na área temática Ciências Humanas, com os seguintes trabalhos: “Educação Infantil, Currículo e Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento: sentidos e experiências das crianças” e “Experiências docentes em relação ao trabalho escolar com a literatura negra nas escolas de Angicos” ganharam o 1º lugar. E o trabalho “Sentido atribuídos pelos professores e professoras ao trabalho pedagógico com literaturas negra nas escolas de Angicos”, ganhou o 2º lugar. O SEMIC é o principal evento institucional de caráter científico da UFERSA, cujo propósito consiste em criar um ambiente de interlocução entre discentes e docentes, propiciando a divulgação das pesquisas cadastradas na instituição. O evento abrange discussões das mais diversas áreas do conhecimento e oportuniza a apresentação de trabalhos científicos na modalidade oral.

O segundo evento com apresentações de trabalho, foi a VIII SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SECITEC) organizada no Campus de Angicos. No dia 08 de dezembro foi proporcionada a palestra com o Título: Currículo, Linguagens e Diversidade na Educação da Infância: experiências de pesquisa e extensão. A mesa foi construída por discentes bolsistas do EDUCLIN juntamente com as professoras Dra. Elaine Luciana Sobral Dantas e Dra. Ana Maria Pereira Aires, com o objetivo de  apresentar os projetos de pesquisa em desenvolvimento no grupo.

Por fim, tivemos ainda nos GTs de comunicação oral, na área temática de Ciências humanas e sociais, as apresentações dos trabalhos: “Linguagem Escrita na Educação Infantil: diálogo com documentos curriculares oficiais” e “Construindo o percurso metodológico de uma pesquisa científica”. A SECITEC é construída de forma coletiva, com a interação entre discentes e docentes de vários cursos e profissionais das instituições externas à universidade. Teve como tema “Educação mudando pessoas para transformar o mundo: os desafios da ciência em tempos de pandemia”.

O EDUCLIN fica feliz em concluir mais um ano com tantas produções e participações em eventos contribuindo para o desenvolvimento de seus autores principais, discentes e docentes.  Dessa forma, finalizamos o ano com muito orgulho e esperançosos de continuidade.