O EDUCLIN em parceria com o CRIANCE, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolveu um evento com abertura no dia 05 de agosto com o tema Diálogos sobre Crianças, Educação e Inclusão. O evento envolveu uma sequência de diálogos entre professoras do ensino superior de três universidades (UFRN, UFERSA e UNIFESP) e professores que atuam na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A ação teve como objetivo oportunizar reflexões sobre saberes e possibilidades de práticas pedagógicas no atual contexto de pandemia envolvendo a educação infantil e o processo de alfabetização, bem como, sobre as crianças, seus direitos de aprendizagem e possibilidades de práticas pedagógicas não presenciais e presenciais visando a promoção de vínculos e vivências entre crianças, famílias e professores, numa perspectiva da educação inclusiva.
Nesse sentido, recebeu 560 inscrições de professores da Educação Infantil, coordenadores pedagógicos, gestores, professores da sala de recursos multifuncionais e estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia e 540 de Ensino Fundamental.
As Rodas de Educação Infantil foram cadastradas no SIGAA da UFERSA e do Ensino Fundamental (Alfabetização) no SIGAA da UFRN.
Além da Roda de Abertura que envolveu o público dos dois eventos, a programação incluiu mais duas rodas para cada etapa:
1. Criança, Educação e Inclusão: compartilhando saberes e experiências de educação infantil, que tem como objetivo oportunizar reflexões sobre crianças, educação e inclusão nesse contexto de pandemia, envolvendo dificuldades e possibilidades pedagógicas; e propiciar diálogos sobre direitos das crianças e possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil em situações não presenciais e presenciais em uma perspectiva inclusiva.
CRONOGRAMA
13/08 – Diálogo sobre direitos de aprendizagem e práticas cotidianas inclusivas com crianças de 0 a 3 anos
Mediadoras: Professora Naire Jane Capistrano (NEI- CAp – UFRN) e Professora Fátima Carvalho (UNIFESP).
Relatos de Prática: Professora Sara Pinheiro (NEI-CAp-UFRN) e Professora Adele Ubarana (NEI- CAp – UFRN)
27/08 – Diálogo sobre direitos de aprendizagem e práticas cotidianas inclusivas com crianças de 4 e 5 anos.
Mediadoras: Professora Marianne Moura Rezende (NEI- CAp – UFRN) e Professora Fátima Carvalho (UNIFESP).
Relatos de Prática: Professora Bianca Teixeira (Rede Municipal de São Caetano do Sul, SP) e Professora Kallynny Varela (Rede Municipal de Ceará-Mirim, RN).
2. Criança, Educação e Inclusão: compartilhando saberes e experiências de alfabetização, tem como objetivo oportunizar reflexões sobre crianças, educação e inclusão nesse contexto de pandemia, envolvendo dificuldades e possibilidades pedagógicas; e propiciar diálogos sobre direitos das crianças e possibilidades de aprendizagem na alfabetização em situações não presenciais e presenciais em uma perspectiva inclusiva.
CRONOGRAMA
20/08 Alfabetização de crianças – Aprendizagens necessárias e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas. Conhecimento e valorização da cultura escrita e Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética.
Mediadoras: Professora Denise Carvalho (UFRN) e Professora Fátima Carvalho (UNIFESP).
Relatos de práticas: Professora Ana Clarissa França (Rede Municipal de Natal) e Professora Mirucha Lima (Rede Municipal de Nísia Floresta).
03/09 – Alfabetização de crianças – Aprendizagens necessárias e possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas. Leitura e Produção de Textos escritos.
Mediadoras: Professora Denise Carvalho (UFRN) e Professora Dra Fátima Carvalho (UNIFESP)
Relatos de Práticas: Professora Bárbara Coutinho (NEI- CAp – UFRN) e Professora Suzana Medeiros (NEI- CAp – UFRN).
Cerca de 600 professores participaram efetivamente dos dois eventos. Avaliamos que foi possível contribuir para a atualização e ampliação das perspectivas docentes e discentes sobre as crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, suas especificidades e direitos a uma educação inclusiva, através do compartilhamento e discussão de práticas pedagógicas pertinentes à Educação Infantil e a alfabetização que sejam acessíveis-possíveis às crianças, suas famílias e suas realidades. Desse modo, contribuir para a formação inicial e continuada de professores, estudantes da graduação de pedagogia e profissionais da educação básica da rede pública e privada de ensino.