Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EDUCLIN - Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação da Infância, Cultura, Currículo e Linguagem

4 anos de EDUCLIN – Produzindo conhecimento no semiárido potiguar

Eventos, Extensão, Pesquisa 23 de abril de 2021. Visualizações: 294. Última modificação: 23/04/2021 02:46:24

No dia 19 deste mês, o Grupo de Pesquisa e Extensão EDUCLIN fez aniversário. O grupo nasceu em abril de 2017 e é coordenado pela Professora Doutora Elaine Sobral, do Departamento de Ciências Humanas do Campus de Angicos, e pela Professora Mestre Milena Paula, Pedagoga da PROGRAD. Tem como objetivo o fomento às ações de estudo, pesquisa e extensão que envolvem docentes e discentes dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Computação e Informática da UFERSA – Campus de Angicos. O grupo é constituído por 16 professores – 10 da UFERSA e 06 colaboradores externos –, e 51 discentes – 16 envolvidos em pesquisa e extensão, 11 envolvidos em pesquisa e 24 em extensão, entre estes discentes pesquisadores 11 são Bolsistas de Iniciação Científica.

Ao longo desses quatro anos de atuação o Grupo vem participando de eventos regionais, nacionais e internacionais apresentando os resultados de pesquisas que desenvolve dentro do contexto do semiárido potiguar. Atualmente desenvolve quatro projetos de pesquisa (listados abaixo):

1. Currículos da Educação Infantil: entre propostas e práticas pedagógicas – coordenado pelas Professoras Dra Elaine Sobral e Ms Milena Paula.
  2. Alfabetização em Rede – pesquisa nacional desenvolvida no RN em parceria com a UFRN, coordenado na UFERSA pelas Professoras Dra Elaine Sobral e Ms Milena Paula.
  3. Saberes e Práticas dos Povos Negros e Quilombolas nos Materiais Literários existentes nas escolas de Ensino Fundamental de Angicos-RN – coordenado pelas Professoras Doutoras Ana Aires e Franselma Figueiredo.
  4. Currículo e Brincadeira na Educação Infantil – coordenado pelas Professoras Doutoras Elaine Sobral e Fádyla Araújo.

Conta ainda com premiações de Menção Honrosa no VII  Seminário de Iniciação Científica da UFERSA. Sendo os trabalhos fruto das pesquisas das discentes Daniela Nunes e Emanuelly Lopes, orientadas pela professora Elaine Sobral, e avaliados como os dois melhores na área de Ciências Humanas da UFERSA no ano de 2020.

Para além da pesquisa, o EDUCLIN promove o projeto de extensão intitulado Cultura Lúdica na Infância: interações e brincadeira, coordenado pelas professoras Doutoras Elaine Sobral e Fádyla Araújo, criando, portanto, um vínculo entre os saberes da universidade e os da sociedade. Sempre produzindo ações que visam a disseminação e implementação dos resultados que encontra em seus trabalhos. Desse modo, as propostas extensionistas são desenvolvidos para o compartilhamento desses saberes. É sob essas bases que foram e são pensados os cursos de formação e eventos, como foi o caso do curso de extensão Experiências de Pesquisa na Infância realizado nos anos de 2018 e 2019, com parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Angicos-RN. E atualmente, o curso de extensão Brincadeira, Linguagem e Imaginação na Infância, que conta com a participação de um conjunto de nove redes municipais de educação da região que se localiza a UFERSA Campus Angicos.

Também são organizados eventos próprios. Exemplo foi o I SIMEI, realizado no ano de 2019, pensado e planejado no contexto do semiárido potiguar como atividade formativa que envolveu ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas no âmbito do próprio Grupo de Pesquisa e Extensão com a participação de 480 pesquisadores, estudantes e professores da Educação Infantil; e os eventos realizados em 2020 de forma remota, como o Ciclo de Estudos e Rodas de Diálogo que tiveram como objetivo, respectivamente, ampliar os conhecimentos acerca de currículo e educação infantil em diferentes abordagens participativas e de oportunizar reflexões sobre saberes e possibilidades de práticas pedagógicas no atual contexto de pandemia envolvendo a educação infantil e o processo de alfabetização. Em especial, neste último, tratar das possibilidades de práticas pedagógicas não presenciais e presenciais visando a promoção de vínculos e vivências entre crianças, famílias e professores, numa perspectiva da educação inclusiva.

Tanto as ações de pesquisa como de extensão contam com a realização de estudos quinzenais com os discentes sobre os fundamentos teóricos e metodológicos dos projetos desenvolvidos, e encontros para orientação, planejamento e estudos específicos por plano de trabalho. Todas essas atividades recebem o apoio e parceria de outras instituições de ensino da região potiguar, como a UFRN, a UERN e o NEI-CAp. O que demonstra, não só um compromisso com a pesquisa e divulgação científica, mas um compromisso de produção e divulgação científica que se faz por meio de um trabalho colaborativo. Assim, ao longo desses 4 anos de atuação o EDUCLIN vem contribuindo ativamente para a promoção e difusão dos conhecimentos e saberes gerados na academia e aproximando sociedade e universidade.